Ciclo da Água & Padrões Espaciais

Esta linha de pesquisa busca compreender os fluxos de água nas diferentes escalas e padrões espaciais urbanos, realizando diagnósticos do desempenho ambiental de diferentes sistemas hídricos envolvidos no fornecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial.

2017 - Atual
Determinação de Indicadores de Consumo de Água e Energia para Edificações Residenciais

O objetivo desse trabalho é de propor um modelo para determinação de indicadores de consumo de energia e água potável em edificações residenciais, de diversas classes sociais, por meio da identificação de fatores que contribuem para mudanças nos mesmos tais como: áreas permeáveis e impermeáveis, temperatura ambiente interna e externa, tarifa de água e energia, entre outros, bem como a correlação entre estes dois indicadores.

Integrantes: Marcus Andre Siqueira Campos (Coordenador) Ricardo Prado Abreu Reis; Ruany Ferreira; Loyde Vieira de ABreu Harbich; Paulo José Lima Perillo; João Vitor Franco Belem; Sarah Teles Rocha.

2019 - 2020
Ecossistema Urbano

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da ocupação urbana da Chácara Santa Luzia nos fluxos de água e na vegetação nativa nas bordas do Parque Nacional de Brasília e propostas de adequação com Soluções baseadas na Natureza SbN.

Integrantes: Liza Maria Souza de Andrade (Coordenadora); Vinícius Silva Rezende.; Sarah Evangelista Rodrigues; Italo Phellipe Pomares Pereira.

2015 - Atual
Brasília Sensível à Água

A situação das águas do DF no contexto das mudanças climáticas e do Bioma Cerrado em relação à demanda por infraestrutura ecológica para as novas ocupações urbanas (captação e abastecimento de água, infiltração e evapotranspiração, saneamento mais ecológico, produção de alimentos, integradas às estratégias de saúde ambiental) que estão inseridos no desenho urbano sensível à água, para áreas ocupadas e expansões urbanas na Bacia do Lago Paranoá (inserida na Bacia do Paranoá) por meio de desenvolvimento de novos cenários para contribuir com o prognóstico sugerido no Termo de Referência do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF / PRH-Paranoá, desenvolvido pela WWF em 2013, em conjunto com membros do Comitê de Bacia do Rio Paranoá.

Integrantes: Liza Maria Souza de Andrade (Coordenadora); Natália da Silva Lemos; Vânia Teles Loureiro; Maria Consolacion Udry; Vinícius Silva Rezende; Márcia Cordeiro; Diogo Sakai; Catia dos Santos Conserva; Valmor Cerqueira Pazos.

Pular para o conteúdo